Como discernir entre a voz de Deus e a sua voz

Como discernir entre a voz de Deus e a sua voz
Photo by Darius Bashar / Unsplash

Você já se perguntou como ouvir a voz de Deus pode ser uma experiência confusa? Muitas vezes, desejamos ouvir diretamente a voz de Deus para ter mais confiança em nossas ações. No entanto, distinguir entre a voz de Deus e a nossa própria voz pode ser desafiador. Aqui estão três dicas para ajudar você nesse processo.

1. Amarre Seus Pensamentos às Escrituras

O Salmo 119:105 diz: "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho". Este versículo nos lembra que a palavra de Deus é como uma lâmpada que ilumina o caminho que devemos seguir na vida. Quando tentamos discernir se um pensamento vem de Deus ou de nós mesmos, devemos considerar de onde esses pensamentos podem estar surgindo. Eles podem ser oriundos de nossa mente, de emoções intensas, ou talvez Deus esteja nos guiando em uma direção específica.

O primeiro passo para determinar se um pensamento vem de Deus é relacioná-lo a uma passagem das Escrituras. Se não o fizermos, corremos o risco de ouvir apenas nossas emoções em vez de Deus. A palavra de Deus pode iluminar as áreas escuras de nossas vidas, ser uma espada contra a tentação e alimentar nossa alma. Mas para acessá-la, precisamos nos dedicar à leitura da Bíblia. Quanto mais conhecemos a palavra de Deus, mais damos a ele a oportunidade de falar conosco.

2. Esteja Cheio do Espírito Santo

Gálatas 6:7-8 nos adverte: "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna". Assim como João Batista afirmou em João 3:30, "Convém que ele cresça e que eu diminua". João Batista entendia que precisava de mais de Deus em sua vida e menos de si mesmo.

Uma maneira de discernir entre a voz de Deus e a nossa é buscar mais de Deus em nossas vidas. Podemos fazer isso lendo a Bíblia regularmente, dedicando tempo sério à oração, passando mais tempo com amigos cristãos ou jejuando. Descobri que a voz de Deus se torna mais clara quando mantenho uma leitura consistente da Bíblia, uma vida de oração e convívio com pessoas que amam a Deus.

3. Ore e Espere

1 Tessalonicenses 5:17 nos diz para "orar sem cessar". Quando estamos tentando discernir se um pensamento é de Deus, devemos ver se ele resiste ao teste do tempo. Por exemplo, há anos atrás, senti o chamado para me mudar para o Japão e ajudar a igreja local. Conforme os anos passaram e continuei a orar por esse chamado, meu coração e paixão cresceram. Agora estou aqui no Japão, certo de que Deus queria que eu estivesse aqui.

Em momentos de dúvida, podemos orar continuamente, buscando a direção de Deus. As emoções podem oscilar, mas o tempo é um instrumento valioso para determinar se estamos sendo guiados por Deus ou apenas por nossas emoções. Para situações que exigem respostas imediatas, o jejum, o aconselhamento de pessoas maduras espiritualmente e o tempo dedicado para ouvir a Deus através da oração e da leitura da Bíblia são essenciais.

Quando precisar discernir se os pensamentos em sua mente são de Deus ou seus próprios, lembre-se destas três dicas:

  • Amarre seus pensamentos às Escrituras
  • Esteja cheio do Espírito Santo
  • Ore e espere

Se ouvir a voz de Deus parece difícil para você, medite na promessa de Tiago 4:8: "Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós". Saiba que Deus quer se comunicar com você. Se a voz dele parecer incerta, continue se aproximando dele, pois ele se aproximará de você. E se neste momento você não souber o que ele está dizendo, saiba disso com certeza: Jesus te ama.