Orientações para Alcançar a Postura Adequada

Orientações para Alcançar a Postura Adequada
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Todo músico sabe que para tocar corretamente é essencial dominar a maneira como segura o instrumento. O mesmo se aplica aos violinistas, pianistas, clarinetistas, trompetistas e outros. Isso talvez não seja tão evidente para os cantores, mas o sucesso pode começar por aí. Uma boa postura ao cantar nunca ocorre por acaso; ela precisa ser aprendida e praticada até se tornar um hábito saudável. Vamos analisar detalhadamente: PÉS, PERNAS, QUADRIS, ABDÔMEN, COSTAS, TÓRAX, OMBROS, BRAÇOS, MÃOS, CABEÇA, BOCA, LÍNGUA, OLHOS.

1. OS PÉS

O ponto de partida é a posição dos pés. Uma base sólida proporciona segurança e firmeza. Se os pés estão bem colocados, é mais fácil prever como o restante do corpo se comportará. Comece mantendo os pés levemente afastados. Evite exageros na abertura das pernas, pois além de ser inadequado, parece ridículo. Se você está usando salto alto, o ideal é posicionar um dos pés com o calcanhar ao lado do outro (oferecendo apoio e equilíbrio). Não é crucial determinar qual pé deve estar à frente, mas muitos cantores e oradores preferem o pé dominante (geralmente o direito). No entanto, em apresentações mais longas, é aconselhável alternar os pés regularmente para evitar fadiga e tensão. Distribua seu peso uniformemente entre ambos os pés para um equilíbrio estável nas plantas dos pés, evitando concentrar o peso nos calcanhares.

2. AS PERNAS

Uma vez que as pernas ajudam a sustentar o corpo, é impossível mantê-las totalmente relaxadas, mesmo em uma postura adequada. Elas devem estar flexíveis, prontas para movimentar-se. Evite sobrecarregar uma única perna. Se algum músculo ficar tenso por muito tempo, pode ocorrer tremores intensos. Pratique exercícios de alongamento para relaxar as pernas e aliviar essa tensão.

3. OS QUADRIS

Os quadris devem estar alinhados, evitando que um lado fique mais elevado que o outro. No entanto, eles não devem permanecer rígidos durante uma apresentação. Tente alternar os movimentos dos quadris de forma lenta para evitar tensão excessiva.

4. O ABDÔMEN

Ao posicionar o corpo ereto, atente-se para que o abdômen não esteja excessivamente projetado para dentro ou para fora. A própria coluna vertebral se encarrega de distender a parede abdominal quando você está ereto, evitando projeções. Evite tensões excessivas na região abdominal. Durante a respiração, é permitido exercer pressão sobre o abdômen para auxiliar o fluxo respiratório na fala. Durante o canto, é válido manter a parede abdominal expandida temporariamente. No entanto, pratique isso apenas com orientação técnica, pois um profissional da voz pode ajudar a dominar essa técnica.

5. AS COSTAS

Imagine que você está em pé na posição mais ereta possível. Você sentirá uma sensação semelhante a formigamento percorrendo a coluna, como se estivesse suspenso. Essas sensações ocorrem porque você está mais consciente. É benéfico sentir isso, pois indica que você está vivenciando uma postura adequada para falar ou cantar: coluna parcialmente estendida, mas não rígida. Manter a coluna ereta é fundamental para a qualidade do som. Ao fazer isso, você permitirá que o tórax se expanda, possibilitando maior entrada de ar na cavidade torácica. Mantenha o tórax suspenso, mas de maneira natural, evitando exageros. Durante o ato de cantar ou falar, a posição do tórax deve permanecer estável, sem inclinações, flexões ou hiperextensões.

6. O TÓRAX

O tórax deve permanecer suspenso. Essa postura é útil antes de iniciar uma atividade intensa de canto ou fala. A caixa torácica funciona melhor quando está estabilizada, não subindo ou descendo exageradamente. As costelas, especialmente as inferiores, devem ser flexíveis. Evite qualquer forma de contração excessiva nos músculos torácicos. Ao respirar, sinta o tórax expandindo-se constantemente. Visualize toda a caixa torácica trabalhando em harmonia.

7. OS OMBROS

Os ombros devem estar relaxados, sem tensão nas articulações. Eles não devem se mover para frente, para trás, para cima ou para baixo enquanto você canta ou fala. Mantenha os ombros em sintonia com o abdômen, tórax e costas. Qualquer rigidez nessa região pode comprometer os músculos torácicos e, especialmente, os músculos do pescoço. Ombros relaxados contribuem para um equilíbrio torácico adequado. Ombros caídos indicam que tórax, abdômen e pescoço estão sobrecarregados. Ao cantar ou falar, sinta como se um peso tivesse saído das suas costas. Evite rigidez, pois isso pode afetar sua postura.

8. OS BRAÇOS E AS MÃOS

Os braços devem ficar naturalmente pendentes, dos dois lados do corpo. As mãos são uma extensão dos braços e, portanto, também devem ficar soltas, sem tensão. Evite maneirismos como apertar as mãos à frente ou atrás do corpo, como se torcesse um pano. Isso cria tensão nos braços e no tórax, além de ser antiestético. Alguns cantores famosos usam mãos erguidas durante suas apresentações, o que é aceitável com técnica adequada. Outros cantam com as mãos apoiadas no piano, o que também é válido desde que não seja um apoio rígido. Lembre-se de trocar de mão ao segurar um livro ou partitura, para evitar fadiga.

9. A CABEÇA

A cabeça deve estar alinhada com o corpo, entre os ombros. Mantenha a coluna estirada, os ombros alinhados e o abdômen relaxado. Isso ajuda a manter a cabeça na posição correta. Os olhos devem ficar em um plano horizontal. O queixo não deve estar muito alto ou muito baixo, para evitar tensão no pescoço. Durante notas agudas, evite levantar o queixo; em vez disso, abaixe os maxilares para obter melhores resultados. Mantenha os olhos no horizonte, como se estivesse buscando algo à distância. Durante uma apresentação, os olhos devem estar livres, mas sem comprometer a posição da cabeça.

10. POSTURA AO SENTAR

Ao sentar, o peso é suportado principalmente pelo assento da cadeira. Mantenha o tronco e a cabeça alinhados, dando a sensação de coluna estendida, sem tensão. Mantenha os quadris apoiados no encosto da cadeira, aplicando uma leve pressão para trás. Evite inclinar-se para frente ou para os lados, o que não afetará sua habilidade vocal, mas cuide para não projetar excessivamente a região lombar para frente, o que pode afetar a respiração e causar fadiga. Descanse as mãos no colo. Se possível, opte por cantar de pé, pois é menos cansativo e permite desenvolver melhor a postura e a respiração.

A postura correta é crucial para qualquer cantor ou orador. Ela não apenas melhora a qualidade do som, mas também evita tensões e problemas de saúde a longo prazo. Ao seguir essas orientações de Noélio Duarte, você estará no caminho certo para alcançar uma postura adequada ao cantar ou falar, melhorando assim seu desempenho e impacto. Lembre-se de que, como em qualquer habilidade, a prática constante levará à perfeição postural.