Um Desafio Global: Perseguição Contra Cristãos
Não passa um dia sem que se ouçam relatos de perseguição contra cristãos em todo o mundo. Na Nigéria por exemplo os cristãos enfrentam diariamente a terrível realidade da morte. Além disso, é preocupante que o governo esteja apoiando e favorecendo ativamente os perseguidores. Essa tendência, infelizmente, não é uma coisa exclusiva da Nigéria e parece que poucas soluções estão ao nosso alcance para interrompê-la.
Por isso neste artigo vamos falar sobre algumas questões bíblicas e como nós cristãos devemos nos preparar para sobreviver a tempos de perseguições.

A Advertência de Jesus
O próprio Jesus alertou que a perseguição seria uma realidade incontornável para os seguidores da fé cristã. Entretanto, muitas vezes negligenciamos essa advertência, colocando-nos em situações perigosas. Ele declarou:
"Lembrem do que eu disse: 'O servo não é maior do que o seu senhor'. Se me perseguiram, também perseguirão vocês. Se obedeceram à minha palavra, também obedecerão à de vocês" (João 15:20).
Parece que muitos de nós optam por se apegar somente às palavras de bênção, milagres e maravilhas proferidas por Jesus, enquanto negligenciam suas palavras mais desafiadoras.
Abraçando a Realidade Cristã
A perseguição, acredito firmemente, é intrínseca ao cristianismo, e não há meios de eliminá-la. Infelizmente, alguns pregadores e cristãos, buscando escapar dessa realidade, adotaram uma versão diluída do evangelho que promove conforto e prosperidade material, deixando de lado completamente a doutrina do sofrimento cristão.
Essa visão não se alinha com o cristianismo ensinado por Cristo a Seus discípulos. O verdadeiro evangelho não é a busca pelo favor divino, não se trata de sacrificar para receber favores de Deus. Pelo contrário o evangelho é a mensagem da cruz.
A falta de preparação para a perseguição entre os cristãos é responsável pela nossa incapacidade de alcançar o mundo com o Evangelho e o amor de Cristo. Em vez de obedecer ao mandamento de Cristo para "ir por todo o mundo e pregar o evangelho a toda criatura" (Marcos 16:15), muitos de nós agora selecionam onde ir e onde não ir.
O evangelho de conforto e prosperidade, frequentemente pregado em nossas igrejas, não nos capacita a enfrentar riscos e desafios. Isso é totalmente inaceitável!
Preparados para Enfrentar a Perseguição
Por necessidade, devemos nos preparar para enfrentar a perseguição, pois Cristo não nos prometeu uma vida isenta dela. Ele não garantiu libertação imediata quando enfrentamos perseguição. Ele disse: "Não tenham medo do que vocês estão prestes a sofrer. O diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição por dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhes darei a coroa da vida" (Apocalipse 2:10). Nessa advertência, não há promessa de escape, pois a perseguição serve como um instrumento divino para separar os escolhidos dos chamados.
Os discípulos que fundaram o cristianismo compreenderam e abraçaram a doutrina da perseguição. Quando enfrentaram perseguição, não oraram por libertação, mas pediram ousadia para continuar pregando o Evangelho (Atos 4:29). Em muitos lugares ao redor do mundo, governos ameaçam prender aqueles que proclamam Cristo. Diante disso, devemos desistir ou pedir a Deus a coragem de levar o Evangelho a todos os lugares, independentemente das consequências?
Os primeiros missionários não temeram a morte. Muitos deles deram suas vidas pelo Evangelho, e todos nós na África ouvimos sobre Cristo devido à coragem de alguém que enfrentou perigos para nos alcançar. Quando James Calvert partiu como missionário para as Ilhas Fiji, cujos habitantes eram canibais, o capitão do navio tentou impedi-lo, alertando-o que ele e sua equipe perderiam a vida se fossem entre aqueles "selvagens". A resposta de Calvert foi memorável: "Já morremos antes de vir para cá".
Como eu desejo que todos nós possamos imitar a atitude de James Calvert e sua equipe. Devemos "morrer" para o medo da perseguição ou, então, desobedeceremos inteiramente à ordem de Cristo para alcançar o mundo com o Evangelho e fazer discípulos de todas as nações. Evitar a perseguição para permanecer em nossa zona de conforto não é o caminho correto a seguir.
Comments ()